Chia – Como Consumir Semente de Chia

Originária da região sul do México, a semente de chia é a nova sensação para quem quer emagrecer de maneira saudável.

O sucesso desse ingrediente está no poder de saciedade que ele traz para quem o consome, ou seja, a pessoa fica satisfeita comendo menos, e consequentemente, consegue perder peso com mais rapidez.

O segredo está na maneira como a semente chega até o nosso estômago, se transformando em um gel que prolonga o processo de digestão. Isto significa que a pessoa levará mais tempo para voltar a sentir fome.

Semente de Chia – Benefícios

Além disso, a chia colabora na desintoxicação do organismo e no bom funcionamento do intestino, outros fatores que favorecem o emagrecimento.

E se não bastasse isso, a chia ainda traz um ganho incrível para a saúde de quem consome por ser rica em nutrientes (como fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína), auxiliando no combate ao colesterol, à osteoporose, à hipertensão, ao diabetes e às doenças cardiovasculares e neurológicas. Para se ter uma ideia, 100 gramas da semente possui três vezes mais cálcio que um copo de leite.

O ômega 3, principal componente da chia e conhecido como ‘amigo do coração’ pelo bem que faz a esse órgão, ajuda ainda a solucionar inflamações causadas pelo excesso de gordura corporal.

Esse nutriente, inclusive, é o carro chefe que faz a semente ser tão popular atualmente. Cada porção de chia possui 400% da quantidade diária de ômega 3 recomendada pelos médicos.

Chia - Como Consumir Semente de Chia

Como consumir Chia

A chia é muito simples de ser consumida e é encontrada em três formas: óleo, farinha e no próprio grão. O óleo normalmente é utilizado para temperar saladas, enquanto que a farinha e o grão podem ser acrescentados em diversos alimentos, como bolos, sucos e iogurtes.

Algumas empresas já lançaram no mercado também o “chá de chia”, vendido na forma de pó e utilizado para preparar bebidas.

De acordo com nutricionistas, não é necessário mais do que 25 gramas de chia ao dia, o equivalente a uma colher de sobremesa, para fazer a diferença a favor de quem consome esse grão.

É recomendado não ingerir acima dessa quantidade, porque a chia é extremamente calórica (164 calorias por porção), e se consumida em excesso, pode causar o efeito contrário, gerando ganho de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>